É um laboratório de fabricação digital e que permite a criação de novos produtos (a baixo custo), propriedade intelectual e negócios. Ao contrário dos centros de inovação comuns, o FabLab pretendem ser acessível ao cidadão comum, possibilitando o acesso democrático à inovação, à descoberta e à criatividade.
Os FabLabs possuem um inventário comum com capacidades essenciais para criar (quase) tudo. Os equipamentos iniciais no FabLab do Cincork serão: Fresadora CNC Optima 1010, Centro de Maquinagem CNC didático profissional HAAS MINIMIL Máquina de corte e gravação a laser, impressoras 3D , quadro interativo e bancada de apoio.
O FabLab estará disponível a todos os que queiram utilizá-lo, desde crianças a idosos, empresas, investigadores, arquitetos, estilistas, estudantes e criadores, profissionais ou apenas curiosos.
Após uma primeira introdução ao equipamento, são os utilizadores que operam a maior parte das máquinas de fabricação digital, pois estas são muito fáceis e seguras de utilizar. Assim se assegura uma aprendizagem assente no “Aprender Fazendo”.
Apesar dos FabLabs terem como premissa a partilha de conhecimento entre laboratórios num modelo de open-source, não há impedimento para a criação de Propriedade Intelectual, partilhada entre o laboratório e o respectivo inventor.
Assim podem e devem surgir novos produtos e eventualmente a criação de um potencial negócio, sendo o papel do FabLab prestar assistência técnica ao inventor.
O lema é: Como Criar (Quase) Tudo. Por isso, a imaginação é o limite. Alguns exemplos: placas, adereços em cortiça, moldes, impressões 3D, aplicações para gastronomia, etc. Todos os dias nascem novas ideias nos FabLabs no mundo. No FabLab do Cincork daremos especial atenção à cortiça.